Mais um ano passou, muitos filmes assistidos nas salas do circuito comercial ou alternativo, e outros tantos revistos depois de algum tempo seja nos cineclubes da cidade ou em casa com a conveniência do farto catálogo e lançamentos em DVD. Vale ressaltar que uma releitura, depois de longos anos, é bem interessante: há sempre um detalhe, uma opinião ou até mesmo uma redescoberta da parte de quem revê uma obra cinematográfica. A exemplo disto revi "SILKWOOD - O RETRATO DE UMA CORAGEM" (1983) de Mike Nichols. Sensação de estar assistindo a um filme que nunca vi antes. Minha cabeça hoje é outra se comparada à época em que assisti.
Tivemos bons lançamentos nas salas do circuito comercial de Belém, mas a salvação da lavoura foram o Cine Estação e o Cine Líbero Luxardo com seus programas diferenciados pela qualidade cinematográfica de títulos e de grandes cineastas. E, claro, os filmes do nosso centenário Cine Olympia com sua excelente programação por conta das parcerias com Fundações Culturais como o Instituto Goethe e a Embaixada da França. Os excelentes "O QUADRO" (2011) animação francesa de Jean-François Laguionie , "ALÉM DO INFINITO AZUL" (2005) documentário de Werner Herzog e "O NONO DIA" (2004) drama envolvente de Volker Schlöndorff são apenas uns dos grandes filmes exibidos no Olympia.
Belém teve também a sorte de ainda receber o "Festival Varilux de Cinema Francês" no exibidor Moviecom, a "8a. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul" apresentado no Cine Líbero Luxardo e tivemos ainda, na mesma sala, a inédita mostra de filmes do cineasta japonês Mikio Naruse com a retrospectiva de seus principais filmes, em parceria com o Consulado do Japão em Belém.
No mês de outubro, novamente tive a oportunidade de ir para a 37a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um verdadeiro playground para qualquer cinéfilo. Assisti a mais de 50 filmes, dentre longas e médias, em sua maioria filmes ainda sem distribuidor no Brasil. Valeu muito a pena!
No geral, 2013 foi um ano compensador no que diz respeito a bons filmes exibidos em nossa praça de Belém do Pará.
Que venha 2014 com seus Scorcese, Lars Von Trier, Steve McQueen, Karin Ainouz, Hilton Lacerda e tantos outros bons diretores e outros nem tão bons assim! Aqui vai a lista daquilo que mais gostei em 2013. Deixo minhas desculpas por não ter publicado a lista dos meus melhores de 2012 aqui no meu blog. Acho que algum ansiolítico me fez esquecer de postar, ou talvez algum filme arrebatador me tirou desta dimensão.
- "AMOR PLENO" de Terrence Malick
2º "AMOR" de Michael Haneke
4º "O MESTRE" de Paul Thomas Anderson
5º "NUVEM 9" de Andreas Dresen
6º "ELENA" de Petra Costa
7º "ANNA KARENINA" de Joe Wright
8º "BLUE JASMINE" de Woody Allen
9º "NO" de Pablo Larraín
10º "DEPOIS DE MAIO" de Olivier Assayas
Nenhum comentário:
Postar um comentário