Mais uma vez pude vir a São Paulo para a sensacional Mostra Internacional de Cinema. Para quem é cinéfilo de carteirinha é como voltar a ser uma criança num parque de diversões com um passaporte ilimitado! A comparação é um clichê, sem dúvida, mas pra que ficar dizendo coisas do tipo: O grande evento da 7ª arte no Brasil! O Congraçamento do Cinema Mundial! A Grande Festa do Cinema Multicultural! Enfim, os jargões são tantos que prefiro ater-me a simples imagem de um garoto olhando todos os brinquedos e jogos em suas multivariadas formas de brincar e se divertir! Assim é a Mostra, mais de 450 filmes entre inéditos e reprises de diretores consagrados (olha o chavão aí novamente!!) que você fica desesperado para querer assistir a todos os filmes !! Como disse uma amiga cinéfila: “você assiste a vários ótimos filmes e ao mesmo tempo perde outros excelentes títulos!” Uma verdadeira vitrine ( Ah! Clichê de novo!).
O evento movimenta toda a capital paulista devido a sua amplitude. A organização é impecável e a cada ano buscam otimizar o evento. Este ano, por exemplo, haverá bicicletas disponíveis para o público deslocar-se de um cinema a outro para ganhar tempo e não perder a sessão. Convidados como Win Wenders e Alan Parker estarão no júri da Mostra. E alguns filmes do Win Wenders serão reexibidos.
Munido de crachá do pacote especial de ingressos e livro da programação na mão tento escolher sofiamente entre tantos títulos de diretores novos e outros inéditos de diretores conhecidos e premiados pela Europa. É um verdadeiro dilema, mas depois do período oficial da mostra ainda há a ‘repescagem’ dos filmes mais procurados e aplaudidos pelo público e pela crítica.
Para entrar em ‘aquecimento’, hoje assisti a dois filmes nacionais ótimos: O drama intimista “COMO ESQUECER”, da diretora Malu de Martino e a delirante comédia de André Klotzel “REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR”. Prometo num futuro próximo falar mais destes dois filmes aqui no blog.
Bem, amanhã será outro dia de maratona nos cinemas da paulicéia que exibem os filmes da MOSTRA. Tentarei assistir a pelo menos três longas! Haja retina para tanta imagem em movimento!!
É isso aí Elias, só fazendo inveja para nós...
ResponderExcluirAproveite!!