DESMONTANDO O QUEBRA-CABEÇAS
"O APARTAMENTO" (Israel/Alemanha, 2011) Direção: Arnon Goldfinger
A amizade ultrapassa muitas barreiras e transcende nossa compreensão. Arnon Goldfinger, aos poucos, tenta desvendar o passado de seus avós registrado em pedaços e fragmentos de vida que ocupam cada metro quadrado do apartamento herdado e depara-se com muitas verdades.
O movimento de desmonte do apartamento o leva para um quebra-cabeças cada vez mais emocionante e doloroso: lidar com o sofrimento da história do povo judeu durante a 2a. guerra mundial. A busca por uma explicação parece fortalecer cada vez mais os elos de amizade entre aquele casal alemão nazista e seus avós judeus sionistas.
É polêmico quando uma das pessoas envolvidas na história responde ao ser questionada sobre sua postura em relação ao passado que remetia àqueles dois casais tão díspares: "Ou você tem ou você não tem. Isso não se aprende e não posso fingir!" Talvez ela não guardasse ressentimentos nem ódio sobre o tema holocausto. Arnon parecia descontente e seu desapontamento é perceptível.
A culpa parece ser o fardo imposto que o povo alemão carrega até hoje. O Apartamento é mais uma dessas histórias incríveis que se passaram durante os terríveis dias da guerra e ainda ecoam até hoje. Emocionante
Nenhum comentário:
Postar um comentário