Mais um ano termina e novamente temos a difícil tarefa de escolher os 10 melhores filmes exibidos na praça! Na verdade, a dúvida cruel ficou entre os dois primeiros que escolhi como grandes filmes deste ano. Parece que se completam ao mesmo tempo que se distanciam mas, em todo caso, na minha opinião, são filmes excelentes daqueles que devemos ver e rever! Infelizmente, este ano não coloquei nenhum filme nacional até porque haviam poucas produções brasileiras que despertaram meu interesse. Mas destaco desde já “O Palhaço”, do ator e também diretor Selton Mello. Aqui vai minha lista:
- A ÁRVORE DA VIDA, de Terrence Malick
- MELANCHOLIA, de Lars Von Trier
- CISNE NEGRO, de Darren Aronofsky
- CÓPIA FIEL, de Abbas Kiarostami
- A FITA BRANCA, de Michael Haneke
- MEIA-NOITE EM PARIS, de Woody Allen
- EM UM MUNDO MELHOR, de Susanne Bier
- REENCONTRANDO A FELICIDADE, de John Cameron Mitchell
- HOMENS E DEUSES, de Xavier Beauvois
- A PELE QUE HABITO,de Pedro Almodóvar
Tivemos também algumas Mostras e Festivais pela cidade. Belém, felizmente, ainda pode orgulhar-se de ter o privilégio de uma boa programação no circuito de cinema alternativo e dos cineclubes. Vale lembrar que tivemos a Mostra Varilux de Cinema Francês (Junho), Mostra de Cinema dos Direitos Humanos (Outubro), Amazônia Doc (Outubro/Novembro) e Mostra de Cinema Espanhol (Outubro). Estes são apenas alguns exemplos.
Durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado, no mês de setembro, trazendo a Itália como país homenageado, tivemos o Circuito de Cinema Italiano com a exibição em película de grandes filmes no Cine Estação: “A Doce Vida” de Fellini, “O Passageiro: Profissão Repórter”, de Antonioni, “Morte em Veneza”, de Visconti, “Assédio”, de Bernardo Bertolucci e “Os Contos de Canterbury”,de Pier Paolo Pasolini. A exibição de filmes tão importantes foi um raro momento para os cinéfilos.
Dr. Mauro Porro, eu e Renata Franceschi |
A SECULT também trouxe para o evento o Dr. Mauro Porro (Dr. em Literatura e Língua Italiana e docente da UFBA) e Renata Franceschi (assistente de direção e amiga de Luchino Visconti) para uma conferência sobre Cinema & Literatura na obra de Luchino Visconti, onde tive a honra de ser o mediador do debate. Foi um momento único naquela tarde de domingo, no Cine Estação antes da exibição do filme “O Inocente”. Tivemos a brilhante exposição do Professor Mauro Porro e em seguida o emocionante testemunho de Renata Franceschi que trabalhou ao lado de Visconti até pouco antes da morte do genial diretor. Uma tarde memorável para a seleta platéia que estava presente no Cine Estação. Não posso deixar de mencionar o Circuito Nelson Pereira dos Santos, no Cine SESC, com a exibição de vários filmes como “Rio 40°”, “Rio Zona Norte”, “Vidas Secas”, “Amuleto de Ogum”, “Memórias do Cárcere” dentre outros títulos de sua filmografia.
É considerado um dos cineastas mais importantes do Brasil, e não tem sua obra disponível no mercado brasileiro de DVD. Tive também a oportunidade de ir para a 35ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro. Um evento que reúne o que há de mais novo no cinema mundial. É uma verdadeira viagem transcultural que percorremos pelo cinema de várias línguas, culturas e nacionalidades.
E ainda como resultado dessa paixão pelo cinema, tive a grata e honrosa surpresa de tornar-me o mais recente associado da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) juntamente com os colegas Lorena Montenegro e Raoni Arraes.
Bom, espero não ter esquecido de deixar registrado outros momentos marcantes que envolvem a sétima arte em nosso estado e nossa cidade de Belém. Espero que no próximo ano tenhamos tantas coisas boas para ver, participar e contar.É o meu desejo!
Como diz uma conhecida minha: "gente coisa é outra chique"...
ResponderExcluir